segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Testes

Assim como todo RPG de mesa, o sistema C&C também conta com testes. A dificuldade dos testes pode ou não ser revelada pelo mestre da campanha. Segue alguns exemplos abaixo para melhor compreensão.

ex 1: testes simples com repetição
*um personagem tenta derrubar uma fruta na mação com seu arco e flecha.
O mestre decide que a dificuldade é 2, ou seja, ele tem que conseguir 2 sucessos no teste. A HAB do personagem é 2 então ele lança 2 moedas (ou uma moeda 2 vezes) e consegue o resiltado KC, ou seja, ele não consegue, mas tenta novamente. Ele lança as moedas e recebe um resultado KK, novamente não consegue, mas tenta de novo. Ele lança as moedas e consegue um CC, ou seja, consegue 2 sucessos e derruba a maçã.

 Ex 2: testes simples sem repetição.
*um personagem tenta saltar por um abismo.
 O mestre decide que a dificuldade é 3, ou seja, ele tem que conseguir  3 sucessos no teste de HAB. O personagem em questão tem HAB 4 e lança 4 moedas ( ou uma moeda 4 vezes) e o resultado é KKCK, ou seja, ele só teve um sucesso. O mestre então decide que o personagem cai no abismo.

Ex 3 : testes compostos não  com repetição.
* Um personagem tenta  abrir uma porta emperrada. Ele pode ou tentar arrombá-la com a força ou usar seus conhecimentos de arrombamento para tentar abrí-la. Seu personagem é um ladino com FOR 2,  INT 3 e HAB 4, e tem conhecimentos ladinos para arrombar a porta, então decide usar seu conhecimento em trancas. Ele então precisa fazer um teste de HAB, já que dependerá da destreza dele para abrir a porta + um teste de INT,  pois também depende de seus conhecimentos com aquele tipo de tranca. O mestre decide que a dificuldade é 3.Ele faz o teste de HAB e consegue CKCC e tem sucesso, porém no teste de INT ele Consegue KKK. Então ele vai repetindo ambos os testes até conseguir passar nos 2.

o Mestre decide sempre se é possivel ou não repetir o teste, dependendo de fatores externos como situação de perigo e etc. Por exemplo, um personagem pode passar a campanha inteira tentando abrir uma porta, repetindo seus testes infinitas vezes, ou o mestre pode decidir incluir inimigos no cenário ou determinar um tempo ( como uma sala que se enche dágua) para que cumpra os testes rapidamente.



Dificuldade
MF . Muito Fàcil  - 1 sucesso
F -Fàcil - 2 sucessos
M - Médio - 3 Sucessos
D- Difícil - 4 sucessos
MD - Muito Dificil - 5 Sucessos

Para personagens cujo atributo de teste seja 0, há uma falha imediata.

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